Notion x Evernote x Google Keep

Recentemente, venho fazendo alguns testes com o Notion, que é uma ferramenta de produtividade e organização online similar ao Evernote e ao Google Keep entre outros.

Notion x Evernote x Google Keep
Photo by Thomas Lefebvre on Unsplash

O Notion agrupa várias funções, permitindo a ele suprir tanto aplicativos como: o Evernote e o Trello.

Basicamente, ele funciona em um sistema de blocos e páginas.

É preciso uma curvatura para aprender a utilizá-lo e sua interface apesar de um tanto intuitiva, se mostra confusa na hora de achar tantas funções que o aplicativo disponibiliza.

As páginas criadas ficam dispostas na coluna a esquerda. Para os usuários que preferem um visual mais clean é um problema, que o Notion permite ocultar como sub-páginas.

Em alguns testes com anexo e/ou incorporações de arquivos .pdf no desktop, aparentemente, o arquivo não ficou responsivo. Mas, permitiu abrir em outra janela do navegador — um recurso interessante.

Notion x Evernote

Em algumas comparações ente os dois, acho o visual do Evernote é mais objetivo, facilitando a descoberta das funções. Além disso, o Evernote por ser mais antigo, tem mais integrações com outros aplicativos; e a função de Web Clipper do Evernote é muito eficaz frente a outros aplicativos concorrentes.

Google Keep

O aplicativo de Notas do Google é ainda mais simples, mas não menos interessante, entre outros aspectos por estar mais integrado o eco sistema da Google. Ele separa notas de listas e notas de texto, sendo que estas tem limites de caracteres por nota — ao ultrapassar automaticamente, ele cria um novo arquivo no Google Docs.

Entre seus destaques, estão:

  • a busca, muito eficaz dentro do aplicativo, mas ele ainda não foi integrado a buscas dentro do Google Drive
  • a conversão de notas de áudio em texto
  • o perfeito reconhecimento ótico de caracteres (OCR) do Google integrado a ele, permitindo a extração de textos de imagem
  • a sincronização entre o desktop e o app dele para o Android
  • a integração dele ao Google Drive

Eu costumo deixar algumas notas que uso no dia-a-dia, como: lista de compras, de medicamentos, contas a pagar, entre outras.

Evernote

Utilizo, apenas a versão web no desktop para anotações mais longas e alguma coleta para pesquisa.

Para trabalhos, prefiro utilizar os aplicativos online do G Suíte.

Conclusão sobre o Notion

É um aplicativo interessante, que vou seguir observando a sua evolução e testando, mas vou seguir usando o Evernote e o Google Keep como ferramentas de anotações.

Professor de História, entusiasta de tecnologia, diagramador e usuário Linux e de software livre desde 2006. https://professorricardojorge.blogspot.com/

Professor de História, entusiasta de tecnologia, diagramador e usuário Linux e de software livre desde 2006. https://professorricardojorge.blogspot.com/